Transmissão ao vivo em eventos: tudo o que você precisa saber!
A transmissão ao vivo é uma dessas inovações que traz inúmeros benefícios para o evento. Descubra por que e como fazer um live stream!
Um dos setores mais afetados com a pandemia de coronavírus, o setor de eventos já contabiliza os grandes prejuízos com os eventos cancelados neste primeiro semestre. As medidas restritivas estimuladas pelas principais autoridades da saúde pedem que se evitem aglomerações e deslocamentos desnecessários, além de reforçar a importância do isolamento social.
Inovar é preciso!
Nesse sentido, a transmissão ao vivo é uma dessas inovações que traz diversos benefícios. Nós não estamos só falando de dar um ar “moderninho” à sua produção: o streaming pode trazer vantagens reais e concretas.
Afinal, esse é um recurso que pode ser utilizado nos mais diversos tipos de evento, então confira 3 motivos para fazer uma transmissão ao vivo:
1. Alcance
O streaming possibilita aumentar o alcance do seu acontecimento, fazendo-o alcançar um número muito maior de pessoas.
Assim, se você tem um espaço físico com limitações de convidados, por exemplo, ele contribui para superar essa questão.
Além disso, você possibilita que pessoas de qualquer lugar do país e do mundo possam acompanhá-lo. Dessa forma, é possível, inclusive, planejar levá-la a outras localidades, a partir do monitoramento da audiência.
2. Engajamento
Por se tratar de uma transmissão ao vivo, o público espera interagir com o que está acontecendo. Em geral — e nós recomendamos que seja assim — são utilizadas ferramentas de chat, fazendo com que a participação não seja passiva.
Esse fluxo retém o interesse das pessoas, pois ao transmitir ao vivo elas se engajam muito mais e podem dar opiniões e tirar dúvidas.
3. Monetização
Você pode, ainda, monetizar a transmissão. É possível cobrar pelo acesso a ela — da mesma forma como você venderia ingressos para que os convidados tivessem acesso ao local do evento.
Em geral, esse recurso é mais interessante para palestras, seminários e eventos corporativos — no qual o público enxerga valor em acessar o conteúdo mesmo sem estar fisicamente presente.
O que preciso para fazer uma transmissão ao vivo?
Para que você crie uma transmissão ao vivo que valha a pena e a marca consiga envolver o espectador e atender às expectativas dele, é preciso ter qualidade — não apenas de conteúdo, mas também de transmissão.
Você precisa entregar um material que faça com que o público se sinta parte do acontecimento.
Veja 3 aspectos importantes com os quais você precisa se preocupar ao transmitir ao vivo:
1. Equipamentos
Não basta um celular conectado à rede Wi-Fi ou 4G para fazer o streaming do seu evento. Como dissemos, é preciso ter qualidade. Imagem e som devem ser trabalhados de forma profissional.
Para isso, o ideal é que a captação seja realizada em um equipamento HD ou Full HD — ou seja, de alta definição —, ligado a um computador com uma placa de captura (que permite que as imagens e os áudios saiam do aparelho de captação diretamente para o computador).
Imagem
Se possível, invista em mais de uma câmera. As mudanças de ponto de vista oferecem mais dinamismo à transmissão. Para isso, no entanto, será necessário também trabalhar com um mixer de vídeo (mesa de corte).
Áudio
De nada adianta uma imagem de qualidade, com cortes entre diferentes câmeras e efeitos interessantes, se o público não consegue escutar o que é dito com clareza.
Você pode ter certeza: com um som de má qualidade, os espectadores desistirão de assistir à transmissão.
Por isso, invista em uma mesa de som e em um profissional qualificado para operá-la. Assim você garante que sua transmissão terá um áudio equalizado — sem ser atrapalhado por ruídos ou sons externos.
2. Conexão
A quantidade de banda necessária para a realização de um live streaming é muito maior do que a utilizada no nosso cotidiano. Portanto, é preciso fazer algumas verificações sobre sua conexão.
Ela precisa ter uma boa capacidade de upload — ou seja, conseguir enviar a transmissão em tempo real sem falhas. Uma conexão sem capacidade apropriada pode sofrer interrupções e dificultar o envolvimento do espectador.
O ideal é que a rede utilizada seja exclusiva para o broadcasting. Do contrário, é possível que outras utilizações consumam a banda e dificultem a transmissão.
3. Plataforma apropriada
Como já adiantamos no início deste artigo, uma plataforma apropriada é fundamental para o sucesso do seu streaming.
Ao levar o público para o site do evento, você evita que ele se distraia com outros conteúdos — como poderia facilmente acontecer caso você optasse por trabalhar dentro de uma plataforma de rede social, por exemplo.
Em um espaço próprio para a transmissão você pode coletar dados e gerar leads qualificados. Atrelando o acesso à resposta de algumas poucas perguntas, você consegue saber mais sobre essas pessoas e gerar, posteriormente, conteúdo apropriado para ela.
Outros cuidados
Atente-se também para outros detalhes antes de realizar sua transmissão ao vivo:
- Iluminação: verifique se ela está adequada à captação;
- Extensões, tomadas e adaptadores: confira o que será necessário para conectar todos os equipamentos à energia;
- Baterias sobressalentes: você não quer interromper o streaming no meio por falta de bateria para as câmeras, não é mesmo?;
- Microfones: são fundamentais, pois facilitam a captação de um áudio de qualidade.